F1: Silverstone, 70 anos

July 29, 2020

 

Como será sua festa de aniversário de 70 anos? A minha não gostaria que fosse igual as comemorações que a Fórmula 1 planeja iniciar no próximo final de semana, em Silverstone.

 

O GP da Inglaterra de 2020 terá duas etapas, a primeira corrida disputada no próximo dia 2 de agosto e uma semana depois, dia 09, A Grande Festa,  lembranças da primeira largada naquele sábado, 13 de maio de 1950.

Um festejo no mínimo estranho.

 

por: Paulo Torino

 

 

 

 

Passados 70 anos, o Programa Oficial de Provas de 2020 será muito diferente da primeira corrida. Sem público, com restrições sanitárias e carros horrendos de motores 'turbo-híbridos' as festividades estarão muito distantes da grandiosidade que o evento merece.

A corrida que arrastava multidões até o templo inglês, agora será completamente diferente do passado, restrita e tímida, caberá as transmissões televisivas a missão de trazer aos fãs o que eles iriam buscar pessoalmente. Quem diria, sistema eletrônico de reprodução de imagens e áudio (TV), o rei Midas de Bernie Ecclestone, 70 anos depois ainda 'É Rei!'.

 

 

Foto: reprodução AutoSprint

Se não bastasse, como uma maldição, ainda veremos a seguir, na Itália, as comemorações da 1000ª corrida da Ferrari na F1, com Monza e Mugello completamente vazios. 

 

 

Silverstone é hoje é muito diferente daquela primeira corrida disputada na base aérea. Os ingleses na época respeitavam rigorosamente o descanso do domingo e os eventos esportivos eram realizados aos sábados. A missa era um evento sagrado e ninguém ousava desrespeitar o padre da paróquia.

Primeiro circuito - 1950

 

Assim, os testes cronometrados ocorreram na sexta-feira na presença de todas as equipes líderes da época, exceto a Scuderia Ferrari, que preferiu primeiro correr o Grand Prix de Mons (evento F2), porque os prêmios oferecidos pelos belgas eram maiores que dos ingleses.

 

Os italianos entraram em vontade no campeonato. Trouxeram 4 Alfa-Romeo e 6 Maserati, os franceses alinharam 5 Talbot-Lago na corrida, o restante do grid era formado por equipes inglesas: Alta e ERA.

 

Nos primeiros testes domínio completo da Alfa-Romeo, com quatro carros ocupando a primeira fila, Farina#4 na pole position, depois de marcar 1:50.810 numa média horária de 151,05 km/h em média) à frente de Fagioli e Fangio. 

 

 

A Fórmula 1 atraiu a atenção dos nobres e o rei George VI levou sua filha Elisabeth para a tribuna de honra da família real, fato que certamente se repetiria em 2020.

 Desde a primeira corrida, a Inglaterra sempre sediou uma etapa no calendário da F1, Silverstone (52 GPs), Brands Hatch (12 GPs) e (5 GPs Aintree ). 

 

Todas as corridas de Silverstone:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O primeiro pódio

2º L.FAGIOLI Alfa Romeo 1º G.FARINA Alfa Romeo 3º R.PARNELL Alfa Romeo

 

 

 

 

“Não digas nada!

Nem mesmo a verdade

Há tanta suavidade em nada se dizer

E tudo se entender”

 

                                          Fernando Pessoa

 

 

 

PRÓXIMAS ETAPAS:

 

31/07 a 02/08 - Formula 1 Pirelli British Grand Prix 2020

07/08 a 09/08 - Emirates Formula 1 Aniversário do 70º Grand Prix 2020

 

 

 

Fonte: STATSF1

 

 

 

 

Tags:

Please reload

CoNews#29.jpg
Jornal PIT STOP

* Jornal PIT STOP foi produzido no Rio Grande do Sul e circulou mensalmente durante 24 anos, sempre entregue gratuitamente nos autódromos gaúchos entre 1993 e 2017. 

Com o fim do Jornal impresso passamos a produzir, a partir de 2017, a Revista digital corridaonlineNEWS, publicada aqui no site mensalmente.

O www.corridaonline.com.br existe desde 2000 e foi pioneiro nas transmissões AO VIVO de imagens e áudio no Brasil em corridas de automobilismo.

Editor: paulo_torino@yahoo.com,br

conheça o artista 

Roberto Muccillo

© 2000 - 2018 corridaonline

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now