Conosci i campioni: Denny HULME

O mecânico campeão da F1


Vem da Nova Zelândia o 10° campeão Mundial da F1, um piloto que competiu dez temporadas, entre 1965 e 1974. Denis Clive Hulme nasceu em Te Puke – Nova Zelândia, em 18 junho de 1936 e foi uma grande surpresa para muitos, quando conquistou o título, aos 31 anos, pilotando um Brabham-Repco.


Hulme começou a correr em 1956, provas de montanha, pilotando um Mg TF. Em 60, já anda pelos circuitos europeus, primeiro na Fórmula Junior e depois, na Fórmula 2. Em 1961, ele trabalhou como mecânico na equipe de Jack Brabham, e isso marcou a longa amizade entre eles.


Em 1964, Denny Hulme venceu sua primeira corrida na Tasman Series, o campeonato da Oceania F1, e também, duas corridas de F2. Foi assim, que Brabham decidiu contratar o seu amigo com ele correr na F-1 em 1965, com um Brabham-Climax. A estreia foi promissora, 4º lugar no GP da França.

Em 1966 fará sua primeira temporada completa, terminado apenas quatro corridas, enquanto seu chefe conquistava sua terceira coroa mundial.


Denny também corre em paralelo no Can-Am e 1967 será o seu ano de glorias. Ele conquistou duas vitórias, em Mônaco e na Alemanha e outros seis pódios para chegar ao título, batendo ases como Brabham, Clark, Stewart entre outros. E ainda colocou na prateleira, três troféus de vitórias no Can-Am.

Hulme já corria pela McLaren no Can-Am, estreando na equipe de F1 em 1968. Apesar de duas vitórias, na Itália e no Canadá, Hulme ficou em terceiro lugar, Graham Hill conquistou o título. Ao mesmo tempo, Denny venceu quatro corridas nos protótipos e ficou com o título da Can-Am.


A partir de 69 os bons resultados não aparecem, salvando apenas uma vitória no último GP da temporada, no México. Em 1970, enquanto na F-1 ele não conseguia vencer nenhuma corrida, Hulme chega ao segundo título no Can-Am. Esta temporada será marcada pela morte de seu chefe Bruce McLaren.


Em 1971, Hulme não subiu ao pódio e, em 72, fará sua última temporada correndo no Can-Am. Na Fórmula 1 seguirá até 1974, quando vencerá o primeiro GP da temporada, na Argentina e finalizará o campeonato em sétimo lugar.


Denny Hulme continuaria correndo nos carros de turismo e protótipos, principalmente em Bathurst, onde veio a falecer durante uma prova no circuito da Nova Gales do Sul. Um ataque cardíaco fulminante tirou a vida de Hulme, aos 56 anos.


Fonte: STATSF1

Pesquisa: Paulo Torino

PIT STOP  EDIÇÃO DIGITAL
abril/2021
PitStop#31.png
REVISTAS -  Capas
2017-2021
Logo_PitStop_ ok.jpg

Jornal PIT STOP produzido no Rio Grande do Sul onde circulou mensalmente durante 24 anos, sempre entregue gratuitamente nos autódromos gaúchos entre 1993 e 2017. 

Com o fim da edição passamos a produzir a partir de 2017 a Revista digital NEWS, publicada aqui no site mensalmente.

O www.corridaonline.com.br existe desde 2000 e foi pioneiro nas transmissões AO VIVO de imagens e áudio no Brasil em corridas de automobilismo.

 

Redação e edição: Paulo Torino 

paulo_torino@yahoo.com.br

Mercedes 300SEL AMG #35_Red Sow_SPA 1971

Conheça o artista 

Roberto Muccillo