Conversa de box


Terça-feira, 26 janeiro 2021


AUTOMOBILISMO A ZERO

As equipes da Red Bull Advanced Technologies e Oreca já iniciaram o trabalho no chassi que estará em Le Mans 2024. A nova Classe de Hidrogênio desejada pela ACO é uma realidade, conta a revista italiana AutoSprint.


O protótipo elétrico alimentado por células de combustível de hidrogênio irá para a pista conforme os planos dos organizadores das 24 Horas de Le Mans, já em 2024. As pesquisas com um carro experimental vêm acontecendo há alguns anos (foto do laboratório Green GT).

"A Classe hidrogênio em Le Mans oferece uma expectativa emocionante do futuro do automobilismo sustentável e promete avançar tanto o uso do hidrogênio no setor de transportes quanto oferecer corridas emocionantes” - comentou Christian Horner.


O Hidrogênio usado para alimentar o motor elétrico, substituindo as baterias volumosas e seus longos tempos de carregamento. A transformação do hidrogênio em eletricidade, com resíduos (emissões) na forma de vapor de água, é a base da produção da célula de combustível.


Vivemos tempos difíceis, mas a ACO está determinada a seguir seu próprio caminho para a mobilidade e amarrar as emissões de carbono a zero."


CORRIDAS CLÁSSICAS GANHAM (cada vez mais) INTERESSE

Com os projetos do automobilismo sendo direcionados para os motores híbridos e elétricos, as corridas com veículos clássicos – de motores V8, V10 e V12, alimentados com gasolina 98 oct. ganham cada vez mais interesse na Europa. Campeonatos como Masters Historic Racing, Goodwood e provas festivas, reunindo carros do ‘passado’, crescem nos calendários em vários países, aumentando, ano a ano, o número de etapas e autódromos visitados.


Calendário Masters Historic Racing 2021


+ Provas extracampeonato: Preliminares da F1 em Mônaco, Inglaterra e França - Masters Historic F1


O interminável sonho infantil

Com mais de 750 pilotos inscritos em todo o mundo, o Masters Historic Racing completa em 2021, 17 anos de existência. O campeonato fundado pelo britânico Ron Maydon, a competição reúne carros que fizeram história no automobilismo mundial. “Há muitos anos, quando tinha apenas 11 anos já era louco por corridas e então pedalei de Aylesbury para Brands Hatch (136 km) desde o início da madrugada para ver Jim Clark correr", lembra o atual presidente no Masters. "Depois, retornei para casa escoltado pela polícia", relembra Ron Maydon. Deste dia em diante, ele buscou realizar outros sonhos da infância, comprou carros históricos e foi correr com eles.


Em 2004, com o apoio da FIA, nascia o Masters Historic Racing, uma competição que é presidida por Maydon com os seguintes objetivos:


· Ser uma entidade respeitada e profissional de automobilismo – mantendo na integridade a originalidade de seus carros;

· Formar uma comunidade de pilotos e entusiastas de corridas que sejam apaixonados por competições históricas;

· Pilotos e proprietários que queriam ser os guardiões desses carros icônicos e os mantenham vivos nas corridas - para que todos usufruam;

· Proporcionar uma grande camaradagem entre todos os envolvidos;

· Realizar atendimento profissional ao cliente piloto, suas famílias e preparadores;

· Fazer de cada evento um ambiente divertido e descontraído para os pilotos, equipes e suas famílias, para que todos desfrutem um final de semana inesquecível.


Com esses valores nasceu o GP Masters F1 Historic Racing, com os carros históricos da Fórmula 1 da era dos 3 litros que correram entre 1966 a 1985. E quando as luzes se apagaram, 14 carros históricos da F1 partiram na pista em Pau, França, em maio de 2004, nascia o MASTERS HISTORIC RACING!


Com o passar dos anos, novas categorias foram criadas e hoje, em um mesmo final de semana é possível assistir:


FÓRMULA 1: (Motores Cosworth V8 3 litros )

SPORTS CARS (Protótipos 60/70)

GENTLEMEN DRIVERS e ENDURANCE (PRE-1966) e (GT)

MASTERS ENDURANCE LEGENDS – (Carros que correram em Le Mans)

TOURING CAR (a partir de 66)

MINIS: pré-1966




CORRIDAONLINE (IN LOCO)


(NOTA): Em 2018, o CORRIDAONLINE cobriu, com dois jornalistas, (in loco), uma etapa do Master Historic Racing, em Spa-Francorchamps. Esse ano, pretendemos repetir e ampliar nossa presença nos eventos do Master. No planejamento estão as coberturas para o site da preliminar da F1 Grande Prêmio Histórico Fórmula 1, em Mônaco, dias (23-25 de abril). E ainda, a etapa espanhola ‘Espírito de Montjuic’, em Barcelona, e a final em Portugal, o ‘Festival de Portimão’, em outubro, além de divulgar todas as etapas previstas no calendário de 2021.


Fotos: Paulo Torino

ROUBARAM A JOIA DA COROA

Ainda sobre a 1ª Etapa do Mundial de Rali do último final de semana - “Pela primeira vez desde sua edição original, realizada há 110 anos, o acesso do público foi proibido” escreve o Jornal Marca, ao fazer um balanço do Rali de Monte-Carlo de 2021. Com os acostamentos das estradas de neve bloqueados, ninguém foi testemunha ocular da edição histórica deste ano. O rali que ficará marcado pelas restrições, vistas ao longo dos 300 quilômetros cronometrados, onde as placas e telas impeditivas foram distribuídas de forma exaustiva pela organização, tentaram bloquear a rota ao público – algo nunca imaginado na mais importante competição de estrada do continente europeu. O toque de recolher imposto na França (entre 6h e 18h) aniquilou o espetáculo, que a pandemia tratou de levar para (não sabemos onde) - a joia da coroa dos ralis foi-nos roubada, talvez para sempre. Sim, para sempre, pois mesmo que a vacina nos salve e quando tudo isso passar, Monte-Carlo não será mais o mesmo. Os planos da FIA, os novos regulamentos e a eletrificação, em nome de um automobilismo ‘sustentável’ irão transformar o que era esplendoroso e magnífico num outro espetáculo. No entanto, o Rali de Monte-Carlo não desaparecerá, os colecionadores saudosistas trarão de volta seus carros e o público voltará a lotar à beira das estradas, como sempre, a mais de 110 anos.

Da Itália: Paulo Torino

PIT STOP  EDIÇÃO DIGITAL
abril/2021
PitStop#31.png
REVISTAS -  Capas
2017-2021
Logo_PitStop_ ok.jpg

Jornal PIT STOP produzido no Rio Grande do Sul onde circulou mensalmente durante 24 anos, sempre entregue gratuitamente nos autódromos gaúchos entre 1993 e 2017. 

Com o fim da edição passamos a produzir a partir de 2017 a Revista digital NEWS, publicada aqui no site mensalmente.

O www.corridaonline.com.br existe desde 2000 e foi pioneiro nas transmissões AO VIVO de imagens e áudio no Brasil em corridas de automobilismo.

 

Redação e edição: Paulo Torino 

paulo_torino@yahoo.com.br

Mercedes 300SEL AMG #35_Red Sow_SPA 1971

Conheça o artista 

Roberto Muccillo