top of page

F1FLIX



A atual Fórmula 1 é um belo espetáculo de teatro, bem ensaiado e muito bem executado. Essa constatação não é feita por um crítico teatral, mas sim, por alguém que acompanha a categoria há mais de quatro décadas e que nunca deixou de assistir um único GP em todo este período.
Se o que assistimos pela TV todos os finais de semana não é uma encenação, então há algo de estranho e sobrenatural no que acontece desde o início da temporada e não estamos  ´a perceber´ – como dizem os portugueses  – o que está ocorrendo.
Para exemplificar, comparamos os resultados dos líderes de todas as sessões Livre, Classificação e GP, já realizados esse ano, e o que constatamos é no mínimo intrigante.
Vejamos:
Max Verstappen chegou ao GP de Ímola, 7ª etapa do campeonato com cinco vitórias, depois de alguns ´fracos´ desempenhos na preparação das corridas (como o que aconteceu na Itália) neste final de semana.
Sainz venceu uma prova, devido a falha (nos freios?) do carro de Verstappen durante a primeira volta do GP da Austrália e Norris venceu sua primeira corrida na F1 justamente em Miami, nos EUA, onde o estadunidense Zak Brown, empresário diretor da McLaren, foi fundador e CEO da Just Marketing Internacional, a maior agência de marketing de esporte motor do mundo.
A 7ª etapa, primeiro GP no território europeu, começou com os dois Ferrari na frente. Os carros Maranello brilharam na sexta-feira (17) e quando todos esperavam a repetição do desempenho no sábado (18), o cenário se modificou.
Duas saídas de pista de Alonso e Pérez  (Treino Livre 3) paralisaram a sessão com bandeira vermelha, e a interrupção com os relógios ainda em andamento, não favoreceram aqueles que buscavam um melhor acerto para a classificação, com os dois McLaren ocupando as primeiras colocações naquele momento.
Faltando pouco mais de 5 minutos para o final, a pista foi reaberta, mas a última tentativa de vários pilotos não alterou o resultado. Verstappen finalizou em 6º, deixando a impressão de que o seu carro realmente apresentava algum problema, pricipalmente no segundo setor cronometrado, onde o tricampeão seguia ´errando´.  
No entanto, o roteiro do 1º Ato do GP da EMILIA-ROMAGNA ainda não estava concluído.
Na sessão de classificação o anti-herói DRIVE TO SURVIVE trouxe-nos a realidade e permaneceu três vezes em primeiro, para garantir a 39ª pole da carreira: Q1 1:15.762 – Q2 1:15.176 – Q3 1:14.746 (POLE!)


As câmeras de TV seguem Verstappen, mas logo vão abandonar o protagonista das vitórias. Há outros protagonistas para a cena final do episódio – Sob os aplausos Zak Brown, Piastri e Norris, (2º e 3º) colocados no grid de largada para a corrida de domingo deixam os seus carros. Festa nos boxes da equipe McLaren o chefe cumprimenta um a um dos funcionários e a alegria emociona os espectadores da TV.

Fotos: Paulo Torino







Então! Esse final (de semana) e esse ano está sendo ou não um excelente enredo para os roteiristas do NETFLIX?

 

O QUE JÁ ACONTECEU ATÉ AQUI:

Bahrain                 

T1 1º Daniel Ricciardo ( com novo patrocinador)

T2 1º Lewis Hamilton

T3 1º Carlos Sainz

Classificação 1º Max verstappen

Vencedor Max Verstappen        

 

Arábia Saudita

T1 1º Max Verstappen

T2 1º Fernando Alonso

T3 1º Max Verstappen

Classificação 1º Max verstappen

Vencedor Max Verstappen

               

Austrália

T1 1º Lando Norris

T2 1º Charles Leclerc

T3 1º Charles Leclerc

Classificação 1º Max verstappen

Vencedor Carlos Sainz

 

Japão

T1 1º Max Verstappen

T2 1º Oscar Piastri

T3 1º Max Verstappen

Classificação 1º Max verstappen

Vencedor Max Verstappen        

 

China

T1 1º Lance Stroll (na estréia das evoluções do carro)

Classificação Sprint 1º Lando Norris

Prova Sprint 1º Max Verstappen

Classificação GP 1º Max Verstappen

Vencedor GP: Max Verstappen

               

Miami

T1 1º  Max Verstappen

Classificação Sprint 1º Max Verstappen

Prova Sprint 1º Max Verstappen

Classificação GP 1º Max Verstappen

Vencedor GP: Lando Norris (terra de Zak Brown e da Liberty)

Comments


PS 65 (Copy).jpg
anuario (Copy).jpg

Anuário 2023

bottom of page