Honda vai abandonar F1

A notícia está em todos os lugares. Hoje pela manhã (2) o anúncio foi feito em Tóquio, no Japão, em conferência de imprensa. A Honda deixará a Fórmula 1 no final da temporada 2021.


O Ocidente ainda estava dormindo...

Após seu regressou à F1 com a McLaren em 2015, o mundo mudou, as coisas correram mal, e seis anos depois a marca japonesa revela que esta decisão se deve ao fato de colocar dinheiro na eletrificação dos seus carros de rua: “A Honda precisa canalizar os seus recursos empresariais em investigação e desenvolvimento nas áreas das futuras unidades de energia e tecnologias energéticas, incluindo as tecnologias de veículos a pilhas de combustível (FCV) e de baterias EV (BEV), que serão o núcleo das tecnologias sem carbono”.


Sem a presença da Honda não há dinheiro, sem patrocínio não existe equipe, nem pilotos, nem empregos, nem felicidade no paddock...


Os japoneses colocaram a Fórmula 1 em xeque-mate!

Motores Honda na F1

O início

1964 12 cilindros em V

1968 8 cilindros em V

O retorno

(1983-1985)

6 cilindros em V a 80 ° turbo

1989 10 cilindros em V a 72 °

1991 12 cilindros em V a 60 °

2º retorno

2000 10 cilindros em V a 72 °

2006 8 cilindros em V a 90 °

3º retorno

2015 6 cilindros em V a 90 ° turbo equipados com motor elétrico


Olhos abertos (outra vez)


Em 5 de dezembro de 2008, a Honda anunciou sua retirada da Fórmula 1, oficialmente devido à crise econômica global. A marca japonesa colocou então seu time oficial à venda. Durante três meses, muitos rumores anunciaram uma possível aquisição da equipe por entidades tão diversas como a equipe Prodrive de David Richards ou a multinacional Virgin.

Por fim, no final de fevereiro de 2009, quando não foi encontrado nenhum comprador, foi adotada uma solução interna. O diretor técnico Ross Brawn, (ex Benetton e Ferrari), comprou a renomeada Brawn GP Fórmula 1 Team em 6 de março de 2009...

O crise agora é a mesma, os motivos são outros


“Vemos a indústria automotiva passando por um período de grandes mudanças que é único em 100 anos. Já faz um tempo que começamos a comunicar a intenção da Honda de focar na criação de novos produtos de mobilidade e novo valor para o futuro. Acima de tudo, vemos nossas iniciativas ambientais como uma das principais prioridades da Honda como construtora de mobilidade. A Honda em 2010 definiu a visão de realizar 'a alegria e a liberdade da mobilidade' e 'uma sociedade sustentável na qual as pessoas podem aproveitar a vida'; desde então, progredimos em nossos esforços para eliminar nossa pegada ambiental ”, explica o presidente e CEO da Honda Motor, Takahiro Hachigo.


O falou a Red Bull


"Como equipe, entendemos como tem sido difícil para a Honda Motor Company chegar à decisão de se afastar da Fórmula 1 no final da temporada de 2021" disse Christian Horner. O diretor da equipe reafirmou o compromisso de permanecer ‘por muito tempo na F1’ e que agora eles estão no processo de avaliar as opções da unidade de potência para o futuro.


"Embora estejamos decepcionados por não continuarmos nossa parceria com a Honda, estamos extremamente orgulhosos de nosso sucesso conjunto, entregando cinco vitórias e 15 pódios para ambas as equipes da Red Bull e agradecemos a todos na Honda por seus esforços extraordinários e comprometimento." disse Horner.

Já o site oficial da F1 lembra: “pelas regras atuais, a Renault seria obrigada a fornecer motores à Red Bull e à AlphaTauri, pois atualmente têm menos clientes, a menos que as equipes consigam convencer a Mercedes ou a Ferrari a fornecer um suprimento”.


Revista Digital
COnews#30.png
Logo_PitStop_ ok.jpg

* Jornal PIT STOP foi produzido no Rio Grande do Sul e circulou mensalmente durante 24 anos, sempre entregue gratuitamente nos autódromos gaúchos entre 1993 e 2017. 

Com o fim do Jornal impresso passamos a produzir, a partir de 2017, a Revista digital corridaonlineNEWS, publicada aqui no site mensalmente.

O www.corridaonline.com.br existe desde 2000 e foi pioneiro nas transmissões AO VIVO de imagens e áudio no Brasil em corridas de automobilismo.

Editor e redator corridaonline

 

paulo_torino@yahoo.com.br

Todas Capas
2017-2020

Conheça o artista 

Roberto Muccillo

Logo Corrida_anunario.png

© 2000 - 2018 corridaonline

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now