top of page

O poder


DEMISSÕES E NOMEAÇÕES

A F1 como a política dos Estados Unidos da América estão em ebulição, agitadas por ameaças, demissões e nomeações. Afinal, o que está acontecendo? Quem são os protagonistas da história do nosso tempo no automobilismo, aqueles que saem e aqueles que estão chegando? Vamos apresenta-los com todas suas credenciais profissionais.




A semana começa e termina com duas trocas de poder, algo que irá impactar o futuro imediato da F1 e as relações com a FIA.


Dentro da pista, saiu o diretor de corridas da F1 NIELS WITTICH, que segundo comunicado da FIA deixou o cargo para “perseguir novas oportunidades”, algo já desmentido pelos jornalistas da SKY inglesa, que asseguram que Wittich foi demitido.


Ele substituiu Michael Masi em 2022, e agora será sucedido pelo português Rui Marques, antigo diretor de corridas de F2 e F3, já partir do Grande Prêmio de Las Vegas, garante o site AutoSport de Portugal.


Nesta quinta-feira (14) as manchetes e as câmeras da imprensa estão na mira de GREG MAFFEI, que é anunciado como ex-presidente e diretor executivo da Liberty Media, deixando o seu cargo, após quase 20 anos no poder.

A Liberty Media adquiriu a Fórmula 1 em 2017 sob a liderança de Maffei, que expandiu a categoria no mercado dos EUA, impulsionado pela popular série da Netflix Drive to Survive. A empresa também adquiriu recentemente a MotoGP num negócio de 4,2 mil milhões de dólares, detendo assim, as duas mais importantes categorias do esporte motor mundial em duas e quatro rodas. John Malone, presidente da Liberty, será o diretor-executivo interino após a saída de Maffei.

Greg Maffei possui uma trajetória profissional invejável. Foi presidente da Live Nation Entertainment , (uma empresa americana que opera e gerencia venda de ingressos de entretenimento ao vivo internacionais Ticketmaster), presidiu a Sirius XM (empresa de radiodifusão americana, que fornece serviços de rádio via satélite e rádio online operando nos Estados Unidos) e a TripAdvisor (uma empresa americana que opera no mercado de agências de viagens online , sites de comparação de preços e aplicativos móveis, que está presente em 40 países e 20 idiomas com 1 bilhão de seguidores com 8 milhões de sites, que detém 25% da receita de publicidade nos EUA). Ele é o presidente emérito da Starz (rede de TV via satélite) e Expedia (agência de viagem online, um site e aplicativo móvel que é usado para reservar passagens aéreas , reservas de hotéis , aluguel de carros , navios de cruzeiro e pacotes de férias. Uma empresa fundada em 1996 pela Microsoft. Finalmente, foi ex-diretor financeiro da Oracle (empresa multinacional americana de tecnologia de computadores, que opera no mercado desde 1977 nas áreas de Software empresarial, Computação em nuvem, Hardware de computador e Consultoria, com receita de US$ 52,96 bilhões, 2024) e a Microsoft, (multinacional americana e empresa de tecnologia que detém os sistemas operacionais de software Windows, fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, com receita de US$ 245,1 bilhões (2024). É amigo de Elon Musk, o homem mais rico do mundo.


Diante destes acontecimentos que surgem uma semana após a CARTA ABERTA dos pilotos da F1 e antecedendo duas decisões de títulos na F1 e MOTOGP, podemos prever um final de ano empolgante no mundo da velocidade. E os primeiros capítulos, só estão começando.

 

Fotos: AutoSport/AutoHebdo/ Expresso/A Bola

De Portugal: Paulo Torino

コメント


PT#69 (Copy).jpg
bottom of page