Pole e o fim
50G ACABAM COM O WILLIAMS DE COLAPINTO
George Russell conquistou a pole position, mas isso é o que menos irá importar para a história da 22ª Etapa de 2024 da F1 e o sábado (23) para domingo (24) em Las Vegas. Carlos Sainz irá largar em segundo e Pierre Gasly surpreendeu com um terceiro lugar nos EUA.
A qualificação foi disputada sob baixas temperaturas no deserto do Nevada, o que implicou numa escolha de pneus adequada e sobretudo, no aquecimento da borracha. Com uma aderência baixa na pista, o risco aumentava a cada volta e o desfecho da sessão ficará marcado na memória de todos, principalmente de Pérez (eliminado no Q1) e Franco Colapinto, que sobreviveu a um impacto de 50 G no muro do circuito de Las Vegas durante o Q2. O piloto argentino sentiu o impacto, mas psicológico do que corporal e viu, naquele momento, desmoronar o sonho que o fez chegar, com esforço e muito dinheiro na F1.
Nas contas do título, Max Verstappen irá partir do quinto lugar, à frente de Lando Norris, que terminou a sessão em sexto. Caso o piloto holandês supere em três pontos Norris no domingo, o quarto título já poderá ser festejado, duas provas antes do fim.
No box da Williams as contas já estavam no vermelho e agora o prejuízo aumentou (somado aos 3 milhões de dólares de despesas com os acidentes do Brasil). Assim, o final de temporada da equipe inglesa será péssimo.
Colapinto deixou seu belo capacete sobre o muro de Las Vegas, um sinal inconsciente de que poderia estar dando adeus à F1.
A sessão acaba com as imagens da chegada aos boxes do que restou do Williams, um verdadeiro funeral prematuro no início da noite em Las Vegas.
Colapinto foi levado ao hospital para exames e sua participação no GP ainda é dúvida.
RESULTADO FINAL CLASSIFICAÇÃO
23 novembro 2024
Fotos: Paulo Torino
Comments