Sprint SP
UMA VITÓRIA ENVERGONHADA
A vitória de Lando Norris na corrida sprint em Interlagos revelou muitas verdades sobre a Fórmula 1 e o automobilismo de ´equipe ´.
Para começar, foi injusta, reconhecida pelo próprio vencedor ao declarar: ´A vitória é de Piastri´, o piloto que liderou 22 das 24 voltas e que só perdeu o primeiro lugar porque a equipe pediu para entregar a posição.
O acerto já estava feito antes da largada, quando os dois McLaren de Piastri (pole) e Norris ocuparam a primeira fila do grid. Desde a largada o piloto australiano de 23 anos mostrou velocidade e muita facilidade em puxar a fila no traiçoeiro circuito paulista. Ganharia com folga e vantagem, todos assistiram ao vivo e pela TV. Mas teve que entregar a posição - estava combinado e ele concordou, antes da largada.
Então, o jogo de equipe, válido e lícito, é prejudicial aos bons pilotos – é como o tal Troféu Bigorna, uma invenção que coloca peso nos carros vencedores, tentando ´equilibrar´ a competição. Injusto! Ou ainda, o tal grid invertido, outra invenção que coloca o vencedor e os outros sete melhores colocados de uma corrida para o meio do grid, tentando ´equilibrar´ a segunda prova. Injusto!
Asa móvel, turbo, e demais artifícios que desequilibram as corridas deveriam ser banidos do automobilismo.
As boas competições de carro são aquelas que os pilotos decidem na coragem, com o pé no acelerador, no pedal do freio e na habilidade de girar o volante. O resto é malandragem, jogo, negócio e ´cordialidade´, uma receita perfeita para liquidar com as grandes categorias! - A história comprova.
E o que é que o grande Emerson Fittipaldi diria – se pudesse falar!
Knockin´On Heaven´s Door
RESULTADO FINAL - Corrida Sprint Interlagos SP
Paulo Torino
02 novembro 2024
Yorumlar