top of page

Suzuka

H

TÚNEL DO TEMPO

Antes de falar do primeiro Treino Livre em Suzuka, vamos recordar o que aconteceu no GP em 1990, aquele da batida entre Senna e Prost, e que definiu o segundo título em favor do brasileiro. Era a revanche de Ayrton para recuperar a taça ´roubada´ no ano anterior. Mas não só....


Trinta e quatro anos se passaram desta cena e a Fórmula 1 de 2024 está muito diferente – em todos os sentidos: nos seus nomes, nos seus sons e, pricipalmente, na sua audiência...

O DIA QUE MORENO CHOROU


Pódio de Suzuka – domingo, 21 outubro 1990 - o único da carreira de Moreno na F1. Ele tinha 31 anos e Piquet, 38.

 

Depois da 51ª pole de Ayrton Senna, numa média horária de 217.456 km/h os carros de Senna e Prost ficaram no acostamento da curva 1 em Suzuka. Nelson Piquet disparou na ponta, seguido do amigo Roberto ´Pupo´ Moreno, e os dois nunca esqueceram esse dia:

 

"Agradeço o Nelson a abertura de portas que ele deu pra mim em 1979, quando ele me direcionou a correr na Europa. Em 76 eu tive um acidente de moto em Brasília, fiquei um ano indo no hospital todo dia fazendo curativo com fratura exposta. Quando voltei a caminha de novo, andar de kart de novo, estava buscando uma maneira de correr no Brasil, o Nelson chegou da Europa e me aconselhou ao invés de correr no Brasil começar na Europa",  lembrou Roberto Moreno em entrevista a MOTORSPORT, 2019.

 

"Eu falei que não falava inglês, e ele (Nelson) me disse: ’Você precisa falar pra dirigir?’. Eu disse ‘não’. Eu falei que talvez não levasse jeito pra essa ‘m…e ele falou ‘O que você faz no kart, você faz na F1’. Aí falei ‘não tenho dinheiro’, e ele respondeu: ‘Eu tenho um patrocinador que não quer ir para a F1 comigo e acho que ele vai te ajudar’", continuou o ex-piloto brasileiro, que também teve passagem pela Indy, onde conquistou duas vitórias pela Patrick Racing.

 

"Eu estava indo com o propósito de na pior das hipóteses aprender uma língua. Isso aconteceu no final de 78. E o Nelson falou ‘Eu te ensino o caminho, mas quem vai fazer tudo é você. Eu vou abrir a porta para você entrar’".

 



Moreno então foi para a Europa, onde em seu primeiro ano conquistou o campeonato britânico de Fórmula Ford e depois ganhou a Fórmula 3000, correu na Indy e chegou na F1 em 1982 como substituto na equipe Lotus. Depois, em 1987, voltou à Fórmula 1 de forma definitiva, onde disputou 42 GPs, até 1995.

 

A sua participação na Benetton ao lado de Piquet acontece depois do grave acidente de helicóptero do piloto Alessandro Nannini, na semana anterior ao GP Suzuka. Foi o projetista John Barnard, diretor técnico da Benetton à época, quem fez o convite a Moreno.

 

RESULTADO FINAL - GP JAPÃO 1990



 

Fonte: STATSF1/MOTORSPORT

Pesquisa: Paulo Torino

Comments


pt#63 (Copy).jpg

PIT STOP digital 
#63 abril 2024

anuario (Copy).jpg

Anuário 2023

bottom of page