Tarumã, 50 anos

De hoje até domingo, falaremos somente sobre o autódromo Internacional de Tarumã, que completará 50 anos no próximo dia 8 de novembro.


Pessoalmente, essa comemoração é cheia de significados, pois eu estava sentado no meio desta multidão no barranco do Tala, naquele domingo de 1970. Nunca esqueci esse dia que, juntamente com as 12 Horas de Porto Alegre, disputadas no circuito da Cavalhada, definiram minha paixão pelo automobilismo.

Da oficina de Catharino Andreatta, de onde partia com meu pai para assistir as provas de estrada, depois, nas ruas da Zona Sul da Capital, acompanhando todas as edições das 12 Horas e os fabulosos 500 Km de Porto Alegre.

Na inauguração de Tarumã era apenas um torcedor. As corridas, como piloto, vieram muito mais tarde, assim como as histórias e as reportagens escritas durante mais de 24 anos no Jornal Pit Stop sobre todas as corridas no Rio Grande do Sul entre (1992-2017). O livro, TARUMÃ – Uma história de velocidade, publicado em 2005 com Paulo Lava e Gilberto Menegaz foi o ato definitivo da minha paixão pelo Autódromo de Tarumã.

Assim, tenho motivos e orgulho de festejar essa data, mesmo que seja daqui do outro lado do oceano.

Parabéns Tarumã!

De Portugal, Paulo Torino





























PIT STOP  EDIÇÃO DIGITAL
abril/2021
PitStop#31.png
REVISTAS -  Capas
2017-2021
Logo_PitStop_ ok.jpg

Jornal PIT STOP produzido no Rio Grande do Sul onde circulou mensalmente durante 24 anos, sempre entregue gratuitamente nos autódromos gaúchos entre 1993 e 2017. 

Com o fim da edição passamos a produzir a partir de 2017 a Revista digital NEWS, publicada aqui no site mensalmente.

O www.corridaonline.com.br existe desde 2000 e foi pioneiro nas transmissões AO VIVO de imagens e áudio no Brasil em corridas de automobilismo.

 

Redação e edição: Paulo Torino 

paulo_torino@yahoo.com.br

Mercedes 300SEL AMG #35_Red Sow_SPA 1971

Conheça o artista 

Roberto Muccillo