Tarumã, 50 anos

Domingo, 08 novembro 1970

O primeiro vencedor e o primeiro acidente

Desde quinta-feira eu só pensava no domingo, na inauguração de Tarumã. Cedo, tratei de ir até o centro de Porto Alegre, queria me certificar dos horários e de onde partiriam os ônibus para Viamão, afinal eu tinha apenas 11 anos e aquela seria minha primeira aventura no novo autódromo.

Há mais de uma semana que os jornais Folha da Manhã e Correio do Povo publicavam notícias da inauguração, tudo detalhado, fotos, entrevistas, páginas e mais páginas da novidade. O piloto e narrador esportivo Pedro Carneiro Pereira que trabalhava na Caldas Junior e Antônio Pegoraro não mediram esforços para que tudo saísse como o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul planejou.


O domingo amanheceu ensolarado e até hoje lembro do lanche que a minha mãe preparou para que eu pudesse almoçar no meio da multidão. E como tinha gente em Tarumã. Mais de 70 mil escreveram os jornais na segunda-feira. E deveria ser mesmo isso, não havia como levantar da arquibancada improvisada no barranco do Tala Larga, e nem na grande reta. Tudo estava lotado.



Enquanto a primeira corrida do dia era disputada no restaurante Tala Larga, a fumaça do churrasco não parava, dando água na boca naqueles que não podiam ir até lá! E o lugar era maravilhoso. Um gigantesco galpão circular de madeira com telhado de palha e mesas rústicas.

Mas nossos olhos estavam na pista, vidrados no Corcel#30 de Décio Michel, o primeiro vencedor de Tarumã. Da curva do Tala Larga víamos quase tudo. O contorno da curva 3, a chegada no Laço, a descida para o Tala Larga, a saída e a entrada da curva 8. Era o bastante para sonhar e ver o trabalho dos pilotos naquele circuito desafiador.

Antes do meio dia assistimos o primeiro acidente em Tarumã. Foi na primeira volta da 2ª prova do dia: O VW#27 de Ronaldo Berg fez ótima largada, vinha na liderança e quase na saída do Tala – rodou. Sérgio Pegoraro, VW#28, vinha logo atrás e não pode evitar o toque.


Foi uma batida sem consequências, mas o suficiente para imaginar o que viria acontecer nas voltas seguintes...


O show de Raffaele Rosito #43 na vitória de Pedro Victor de Lamare #84


De Portugal, Paulo Torino



Fonte: Blogs do Sanco/Autoentusiastas


TODOS VENCEDORES





Revista Digital
COnews#30.png
Logo_PitStop_ ok.jpg

* Jornal PIT STOP foi produzido no Rio Grande do Sul e circulou mensalmente durante 24 anos, sempre entregue gratuitamente nos autódromos gaúchos entre 1993 e 2017. 

Com o fim do Jornal impresso passamos a produzir, a partir de 2017, a Revista digital corridaonlineNEWS, publicada aqui no site mensalmente.

O www.corridaonline.com.br existe desde 2000 e foi pioneiro nas transmissões AO VIVO de imagens e áudio no Brasil em corridas de automobilismo.

Editor e redator corridaonline

 

paulo_torino@yahoo.com.br

Todas Capas
2017-2020

Conheça o artista 

Roberto Muccillo

Logo Corrida_anunario.png

© 2000 - 2018 corridaonline

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now