Vivendo de ilusão

12 Horas de Guaporé 2021

De Portugal: Paulo Torino


- O que assistimos neste final de semana em Guaporé não foi filme, mas uma volta ao passado. Trinta e seis anos depois, refizemos aquela viagem do ano de 1984, a primeira 12 Horas de Guaporé. Depois daquela prova da neblina, válida pela 5ª etapa do brasileiro de Marcas, (nós) os pilotos e o público gaúcho, subimos a Serra outra vez, foi há 28 anos, em 1992, para correr a segunda e última edição das 12 Horas. Eu estava no volante do Fusca#38, Márcio Pimentel no Fusca#59 e Carlinhos de Andrade, o vencedor, no Opala#5.



A prova 6 Horas de Guaporé disputada no sábado, dia 7 de novembro, bem pode ter sido a pré-estreia do retorno das 12 Horas ao autódromo sonhado pelo doutor Nelson Luiz Barro e Beto Morassutti, o homenageado da corrida, uma justa lembrança ao trabalhador abnegado da fundação do autódromo e do automobilismo serrano.

Os dirigentes da Categoria Super Turismo estão de parabéns. Reuniram 39 carros, flexibilizando o regulamento, permitindo a participação de vários carros e dois tipos de pneus - radiais e slick.

Com excelente organização, iluminação na pista, resgate e socorristas, tudo funcionou como o planejado. A transmissão ao vivo através do YouTube, com narração excepcional de Geferson Kern, deu a qualidade que faltava para a satisfação dos fãs.

Particularmente, o que assistimos é a continuidade de um trabalho visionário promovido há mais de 20 anos. Foi no ano 2000, quando o site corridaonline, então pioneiro no Brasil nas transmissões ao vivo de áudio e vídeo, inaugurava as coberturas através da internet juntamente com a produtora inline do Marcos Mosquetta. Primeiro em Tarumã e depois no Velopark até 2017.

As imagens captadas no sábado pelo drone mostraram um autódromo jamais visto, do alto, com pôr do sol e as luzes da noite, iluminando os carros a pista serrana.

Fica aqui a sugestão, 12 Horas de Guaporé em 2021 com mesmo regulamento das 6 Horas, permitindo a participação de todos os tipos de carros e pneus.


É claro que o autódromo necessita de melhorias e a coletividade pode resolver esse problema, como aconteceu nos anos 70. A mobilização da sociedade Guaporense pode reerguer seu autódromo e tornar os seus eventos importantes geradores de renda para toda a região, como no passado.

Agora só falta o apoio da FGA e a mobilização da AGA para assistirmos o renascer do sonho, a 12 Horas de volta à cidade, uma realidade que faria bem ao automobilismo do Rio Grande do Sul e a sociedade na vida pós pandemia.

De imediato, uma reforma nos boxes, pintura das margens externas da pista, além do reforço e melhoria da proteção de pneus nas áreas de escape são obras urgentes, além de outras reformas pontuais, que não conseguimos perceber através das imagens, garantirão a realização 12 Horas já em 2021 e todos os anos seguintes. Assim, poderíamos ter um Campeonato de Super Turismo com etapas de 3 Horas, 6 Horas, 500 Km e uma 12 Horas fechando o calendário.


Quanto a 12 Horas de Tarumã, segue no formato inaugurado em 2019 pelo ACRGS, só com a participação de carros de Turismo. Fica bem para os dois autódromos e o público ganhará dois grandes espetáculos.


RESULTADO FINAL - 6 Horas Guaporé


Resultado por Classes

GT: Giacomello/Senger/Mottin (Sonic #17)

TS: Caleffi/Poeta/Bianchessi (Mercedes #81)

T1: Biancini/Ike/Reinaldo Halmenschlager (Gol #22)

T2: Márcio/Thiago Martins (Gol #53)

TR: Fontes/Weber/Sério e Anderson Rocha (Kadett #48)

TL: Fontes/Rocha/Roncen/Albuquerque (Onix #98)

Opala: Colau/Zambon/Valmorbida (Opala #77)

Protótipos: Eberle/JB Rodrigues/Melo/Toschi (Spyder #2)

Fonte: Blogdopassatao

Fotos: YouTube

A corrida foi marcada pelo acidente com o Fiat Linea #199 de Marcelo/Rodrigo Lemke, que bateu forte na curva do radiador após quebra do cubo de roda traseira esquerda, Rodrigo passou por atendimento e foi liberado.


A CORRIDA


Isso tudo, enquanto aqui na Europa a pandemia aterroriza os habitantes do velho continente. Em Portugal o Governo impõe recolher obrigatório das 13h às 05h nos próximos dois fins de semana (além de outras medidas restritivas). Na Itália, França, Bélgica e Reino Unido as medidas não resultam em menos contágio e os hospitais estão à beira da ruptura. Não há leitos e os atendimentos de urgência passam a ser comprometidos. Os próximos 15 dias serão decisivos para o planejamento do final de ano em todo o continente. As manchetes e as notícias diárias não refletem a (totalidade) da realidade de quem vive atualmente o dia a dia em toda a Europa.

Revista Digital
COnews#30.png
Logo_PitStop_ ok.jpg

* Jornal PIT STOP foi produzido no Rio Grande do Sul e circulou mensalmente durante 24 anos, sempre entregue gratuitamente nos autódromos gaúchos entre 1993 e 2017. 

Com o fim do Jornal impresso passamos a produzir, a partir de 2017, a Revista digital corridaonlineNEWS, publicada aqui no site mensalmente.

O www.corridaonline.com.br existe desde 2000 e foi pioneiro nas transmissões AO VIVO de imagens e áudio no Brasil em corridas de automobilismo.

Editor e redator corridaonline

 

paulo_torino@yahoo.com.br

Todas Capas
2017-2020

Conheça o artista 

Roberto Muccillo

Logo Corrida_anunario.png

© 2000 - 2018 corridaonline

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now