WRC 50 anos

PORTUGAL EM FESTA

O campeonato de Rally Mundial da FIA - WRC celebra em 2022 meio século e a 4.ª etapa que se realizará em Portugal na próxima semana (19 a 22) é aguardada com grande expectativa.



Na cidade do Porto, no parque de serviços da Exponor, os fãs terão uma rara chance de ver muitos carros históricos que serão exibidos, além dos competidores da etapa de 2022.



Ari Vatanen venceu o Rally da Acrópole na Grécia a caminho do título de 1981. Foto: McKlein


Já estão confirmados os pilotos campeões Sébastien Loeb, Sébastien Ogier, Walter Röhrl, Ari Vatanen, Miki Biasion, Carlos Sainz, Marcus Grönholm, Petter Solberg e Ott Tänak, nove estrelas do Mundial que acumularam 28 títulos.


Carlos Sainz foi bicampeão em 1990 e 1992. Foto: McKlein


O vice-presidente da FIA para o esporte Robert Reid, Luis Moya, Christian Geistdörfer, Tiziano Siviero, Timo Rautiainen, Derek Ringer, David Richards e Martin Järveoja estão entre os copilotos que também devem aparecer.


Sébastien Loeb dominou o WRC com nove títulos de 2004 a 2012. Foto: McKlein


Entra as mulheres vencedoras no WRC Louise-Aitken-Walker e Isolde Holderied, suas copilotos Tina Thörner e Christine Driano. Michèle Mouton e Fabrizia Pons, a única dupla feminina a vencer um evento WRC, também confirmaram presença.


Carlos Barbosa, presidente do organizador do Rally Automóvel Club de Portugal irá recepcionar o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem e a diretora-gerente do WRC Jona Siebel.




HISTÓRICOS



Cerca de 30 carros clássicos vão estar nas ruas e estradas do norte de Portugal. Na lista o Alpine A110 #18, carro que venceu a primeira rodada WRC em Rallye Monte-Carlo nas mãos de Jean-Claude Andruet.


Também participam monstros do Grupo B, incluindo os modelos Audi Quattro S1, A1 e A2, e um Lancia Delta S₄. Outros favoritos incluem um Lancia Stratos, Ford Escort RS1800 e Opel Ascona 400, ao lado dos mais recentes Toyota Corolla e Hyundai i20, além de inúmeros Clássicos de pilotos portugueses.



Muitos são fornecidos pela coleção do grupo Slowly Sideways, uma organização liderada pelo fotógrafo do WRC Reinhard Klein.


A primeira edição do WRC aconteceu em 1973 e 35 países realizaram etapas desde então. Portugal foi o anfitrião na temporada inaugural e o evento deste ano marca a 619.ª rodada do campeonato.


CELEBRAÇÕES


Tudo começa com um jantar de gala no Porto na quarta-feira, 18 de maio, onde estarão mais de 200 convidados do WRC.


Na quinta-feira (19) à tarde, carros históricos serão exibidos na cidade de Coimbra. As corridas de demonstração ocorrerão através de uma super especial no início da noite. Outras exposições e desfiles acontecerão em Lousada na sexta-feira (20).


Na noite de sábado (14) a concrentação dos históricos e dos competidores de 2022 acontecerá no centro histórico do Porto, junto da Foz do Doudo, onde o CORRIDAONLINE vai acompanhar in loco.





Röhrl vai liderar um grupo de carros que abrirá a lendária especial de FAFE no domingo (22) com duas passagens competitivas. Fafe já estava no mapa de Portugal em 1973 e o salto Pedra Sentada está entre os espetáculos mais populares do campeonato no mundo.



Como acontece todos os anos, a Praia de Matosinhos, Porto, será o palco do pódio e premiação.


Fotos: Paulo Torino

De hoje, até o dia 22, publicaremos diariamente histórias, fotos, notícias e curiosidades destes 50 anos.


 

Porto, 10 maio 2022

Fonte: WRC/divulgação

PIT STOP digital
Edição #43, abril
PT#43.png
CAPAS PIT STOP  digital
2017-2022