top of page
Logo Corrida_branco.png
  • corridaonline

PIT STOP - 30 anos

Foi em Guaporé, em maio de 1993, que lançamos o primeiro número do Jornal PIT STOP. Era sábado quando depositamos os primeiros pacotes daquela edição, junto da bilheteria. O portão de acesso ao autódromo ainda estava fechado. O porteiro ficou nos olhando e logo fomos avisamos: — "é para ser entregue ao público de forma gratuita para divulgar a corrida".

Daquele dia em diante, em todas as etapas do automobilismo gaúcho, sempre havia um PIT STOP para ler.

Essa tradição se manteve mensalmente durante 24 anos, e sem nunca falhar um único mês, conseguimos com o esforço de muitos, manter esse sonho vivo na porta dos autódromos do Rio Grande do Sul. Narramos nas folhas de jornal a história do automobilismo gaúcho e ainda registramos as grandes corridas brasileiras e mundiais. Até em São Paulo estivemos brevemente. Nada escapou de nosso olhar neste tempo e tudo que produzimos acumulou-se nos arquivos e a produção daquelas páginas ocupou mais da metade de nossas vidas.


Hoje, as edições impressas representam o documento vivo de um passado que não passou em vão. É a história das corridas gaúchas materializadas nas páginas de um jornal, onde os protagonistas se veem e ficam imortalizados sobre o papel em textos e fotos. Nada de importante foi esquecido e aqueles registros estão certificados com rigor jornalístico carregados de profissionalismo e paixão.

No final do século passado, lançamos o site www.corridaonline.com.br, que naquele momento, tinha o objetivo de transmitir AO VIVO, em (áudio e vídeo) as corridas gaúchas. Algo inovador para o ano de 1999 e esse pioneirismo no Brasil fez escola e hoje as transmissões online são uma banalidade. Na época, quando chegávamos com nossa Unidade Móvel nos autódromos ninguém compreendia o que estávamos fazendo.


O tempo passou, ganhamos respeito e espectadores. Em 2009, durante a transmissão do Pan Americano Kart no Velopark (registramos mais de 25 mil espectadores numa única transmissão) – um recorde de audiência para época de uma cobertura no RS. Os seguidores, leitores e apoiadores aumentavam, até chegar o ano de 2017...


A crise econômica se agravou, os anunciantes passaram a ter outras prioridades e os jornais especializados foram perdendo ’utilidade’ no Brasil. As impressões, de modo geral, já vinham sofrendo com o avanço das comunicações ONLINE e por mais que todos tentassem resistir, o fim estava cada vez mais próximo. Em abril daquele ano, rodamos a última edição do Jornal e aquelas páginas de papel deixaram de existir.

Desiludidos e sem trabalho, arrumamos as malas (quatro no total) e carregadas de sonhos deixamos o Brasil. Além das roupas e algumas lembranças pessoais, ainda encontramos espaço para trazer os livros que amávamos e duas edições do nosso jornal PIT STOP.


Hoje, após vencermos, completamos 30 anos de escrita dedicada ao mundo automobilístico e, em nenhum momento, tivemos dúvida que era necessário continuar fazendo jornalismo.


Desde 30 de novembro de 2017, quando desembarcamos na Europa, todos os dias, mês a mês, ano a ano, seguimos escrevendo sobre os fatos automobilísticos, agora no site corridaonline, que cumpre na forma digital, os mesmos objetivos do jornal PIT STOP. Neste mês de novembro de 2023 comemoramos 60 edições do Jornal digital que lançamos mensalmente e 24 anos do lançamento do site CORRIDAONLINE.


Aos que nos apoiaram no papel e aos leitores do site, muito obrigado!


A história ainda não terminou...


Portugal, 30 novembro 2023


Paulo Torino e Patricia Weber

Jornalistas





29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page