Foto: AutoSport
Sexta-feira, 20 maio 2022
WALTER RÖHRL LIDEROU DESFILE DOS 50 ANOS DO WRC
Foto: AutoSport
Antes da Super Especial de Coimbra, a cidade recebeu também a tradicional Cerimônia de Partida, onde milhares de espetadores tiveram o privilégio de ver uma exposição de carros de ralis lendários, para celebrar o 50.º aniversário do Campeonato do Mundo de Ralis FIA, festividade que iniciou em Portugal.
Liderados pelo ex-bicampeão do mundo Walter Röhrl, no Audi Sport Quattro as máquinas do passado encantaram o público.
SS1 - Coimbra
Foto: AutoSport
A Super Especial de Coimbra (2.82 km), percorrida pelas ruas da cidade dos estudantes, foi vencida por Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai #11 i20 N Rally1 com o tempo de 2:37.9. Ott Tanak / Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) ficaram a 0.6 segundos da referência e Craig Breen / Paul Nagle (Ford Puma Rally1) completaram o top 3. Gus Greensmith / Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) e Sébastien Ogier / Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) completaram o top 5.
Fotos: AutoSport
Entre os pilotos portugueses, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Evo Rally2) foram os mais rápidos na Super Especial de Coimbra e assumiram a liderança da prova relativa ao Campeonato de Portugal de Ralis.
A dupla da The Racing Factory deixou Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai I20 N Rallly2) a 1.6s com Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai I20 N Rallly2) logo a seguir, a 2.7s.
No final da manhã, após quatro especiais, Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1) foram os mais rápidos em Arganil, batendo Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1) por 2.8s, com Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Gr Yaris Rally1) a ceder 6.1s.
Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) foram quartos a 8.6s, com Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1) a ceder 10.6s, perdendo por isso o comando do Rali de Portugal, que está agora na posse de Sébastien Loeb, com 0.5s de avanço para Elfyn Evans. Grande troço do francês.
Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1) foram sextos e caíram para o quarto lugar por troca com Thierry Neuville, que foi segundo. Ogier também caiu posições, para sexto, o mesmo sucedendo com Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) e Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1).
ACIDENTE DE SÉBASTIEN LOEB NO PE5 EM LOUSÃ
No início da tarde, a dupla Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1) que liderava o Rali de Portugal, bateu 50 metros depois de iniciar a especial. “ Foi o erro mais estúpido que já cometi”, admitiu Loeb que estava fora do rali.
Com isso, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota #33 GR Yaris Rally1) recuperaram a liderança do Rali de Portugal após o acidente nos primeiros metros de Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1). Evan/Martin completaram a especial de Lousã 2 com o terceiro tempo mais rápido e passam a liderar a prova portuguesa com 2.1s para Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally 1).
Entre os pilotos portugueses, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Evo Rally2) voltaram a atrasar-se na segunda passagem por Lousã, e Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai #52 I20 N Rallly2) venceram mais uma especial, batendo José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2) por 2.8s e com isso aumentaram a sua liderança de 15.4s para 1m35,0. A prova tem sido muito dura, com vários furos provocando atrasos em vários carros.
BATALHA DOS TOYOTAS
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Gr Yaris Rally1) venceram a segunda passagem por Arganil e deixaram Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1) a 4.6s, são os finlandeses mostrando que vão brigar pela terceira vitória no Mundial.
Na 9º e última especial do dia em Lousada Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) venceram e fecham a sexta-feira na liderançaTakamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), foi o segundo classificado na super especial, a 0.8s e na frente de Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally 1) e Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1). Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai I20 N Rally 1) fechou os cinco primeiros, na frente de Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), que terminaram o dia apenas 13.6s de Evans.
BATALHA PORTUGUESA
Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai I20 N Rallly2) terminou o dia em primeiro no Rali de Portugal prova do Campeonato de Portugal que acontece dentro do Mundial. A dupla algarvia, que até vinha de uma série de resultados muito pobres, um sexto lugar em Fafe, abandono nos Açores e um 12º no Rali Terras d’Aboboreira, chegou finalmente aos triunfos, e logo num rali em que estréia o seu novo carro. Terminou a prova do CPR com 1:24.1s de vantagem para Armindo Araújo.
Depois de um dia com dois furos, o segundo lugar de Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Evo Rally2) é um mal menor. Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo Rally2) foram terceiro, mais um pódio, o terceiro em quatro provas, com um desempenho acima do ano passado.
Sábado, 21 maio 2022
No sábado a dupla Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Gr Yaris Rally 1) foi tirando a diferença para Elfyn e chegou a penúltima especial do Rali de Portugal com 9 segundos de vantagem para o seu colega de equipe.
Na classificação, Rovanperä lidera, Evans tem de recuperar 9 segundos e Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1) terá de se defender de Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai I20 N Rally) que está a 2.2 segundos do japonês da Toyota. Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) está a 19.5 seg de Sordo e completa o top 5.
FAFE, A POWER STAGE
Num dos momentos mais esperados do Rali de Portugal a definição do título da etapa iniciou de forma desastrosa para a dupla Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally2), que chegava a última especial do Rali de Portugal confortavelmente na frente da classe WRC2, com 57.4s de avanço para Yohan Rossel/Valentin Sarreaud (Citroën C3 Rally2).
No início da especial, o carro saiu do traçado (segundo os pilotos para desviar de um espectador) e foi parar entre as árvores, entregando a vitória do Rali para a dupla francesa Yohan Rossel/Valentin Sarreaud (Citroën C3 Rally2).
Show dos finlandês
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Gr Yaris Rally1) venceram a PowerStage em FAFE e o Rali de Portugal, um triunfo surpreendente. Apesar de abrir a estrada na sexta-feira, o jovem finlandês ultrapassou todos os obstáculos e venceu facilmente a Power Stage para chegar ao terceiro triunfo seguido no WRC, Suécia, Croácia e agora Portugal.
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota #33 Gr Yaris Rally1) fizeram um grande rali, mas não conseguiram superar os companheiros de equipe e terminaram em segundo.
No terceiro lugar Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai #8 I20 N Rally1) depois de bater Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1) na Power Stage e descontar um atraso de 2.2s dando a Hyundai um merecido pódio.
SUPER ESPECIAL – PORTO - Sábado, 21 maio 2022
Com as ruas tomadas por milhares de espectadores, a Super Especial na beira da Foz do Douro encerrou o sábado de competição. Com chuva fina e piso molhado os pilotos enfrentaram uma condição semelhante aos ralis no gelo.
Melhores tempos Super Especial - PORTO
circuíto 3,3 km (Três voltas)
Domingo, 22 maio 2022
VITÓRIA DO JOVEM PILOTO DE 21 ANOS
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Gr Yaris Rally1) venceram a PowerStage e o Rali de Portugal, um triunfo surpreendente. Apesar de abrir a estrada na sexta-feira, o jovem finlandês ultrapassou todos os obstáculos e venceu facilmente a Power Stage para chegar ao terceiro triunfo seguido no WRC, Suécia, Croácia e agora Portugal.
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1) fizeram um grande rali, mas não conseguiram superar os companheiros de equipe.
No terceiro lugar Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai I20 N Rally1) depois de bater Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1) na Power Stage e descontar um atraso de 2.2s dando a Hyundai um merecido pódio.
RESULTADO FINAL
1º Kalle Rovanperä (FIN)/Jonne Halttunen (FIN) Toyota GR Yaris Rally1 3h44m19,2s
2º Elfyn Evans (GBR)/Scott Martin (GBR) Toyota GR Yaris Rally1 a 15,2s
3º Dani Sordo (ESP)/Cándido Carrera (ESP) Hyundai i20 N Rally1 a 2m17,3s
Fontes: WRC/AutoSport
Comments