top of page

Carta Aberta


Os pilotos de Fórmula 1 exigem mais respeito e transparência da FIA e em comunicado exigem ser “tratados como adultos”.



Aqui a Carta da GPDA na íntegra:

Como acontece em todos os esportes, os concorrentes devem acatar a decisão do árbitro, quer gostem ou não, quer concordem ou não com ela. É assim que funciona o esporte.
Os pilotos (os nossos membros) não são diferentes e compreendem-no perfeitamente.
Os nossos membros são pilotos profissionais que correm na Fórmula 1, o auge do esporte automóvel internacional. Eles são os gladiadores e todos os fins de semana de corridas dão um grande espetáculo aos fãs.
No que diz respeito aos palavrões, há uma diferença entre os palavrões destinados a insultar os outros e os palavrões mais casuais, como os que se usam para descrever o mau tempo, ou mesmo um objeto inanimado, como um carro de Fórmula 1, ou uma situação de condução.
Exortamos o Presidente da FIA a ter também em consideração o seu próprio tom e linguagem quando fala com os nossos pilotos membros, ou mesmo sobre eles, quer seja num fórum público ou não.
Além disso, os nossos membros são adultos, não precisam de receber instruções através dos meios de comunicação social, sobre assuntos tão triviais como o uso de jóias e cuecas.
A GPDA já exprimiu, em inúmeras ocasiões, a sua opinião de que as multas pecuniárias aplicadas aos pilotos não são adequadas ao nosso esporte.
Nos últimos três anos, solicitámos ao Presidente da FIA que partilhasse os pormenores e a estratégia sobre a forma como as multas financeiras da FIA são atribuídas e onde os fundos são gastos.
Também transmitimos as nossas preocupações sobre a imagem negativa que as multas financeiras dão ao esporte.
Mais uma vez, solicitamos ao Presidente da FIA transparência financeira e um diálogo direto e aberto conosco.
Todas as partes interessadas (FIA, F1, equipas e GPDA) devem determinar em conjunto como e onde o dinheiro é gasto em benefício do nosso esporte.
A GPDA deseja colaborar de forma construtiva com todas as partes interessadas, incluindo o Presidente da FIA, para promover o nosso grande desporto em benefício de todos os que trabalham nele, pagam por ele, assistem a ele e, na verdade, o amam. Estamos a desempenhar o nosso papel.
Com os melhores cumprimentos, os Diretores e o Presidente da GPDA em nome dos pilotos de Grande Prêmio.


A GPDA é presidida na atualidade por George Russell

Comments


PT#69 (Copy).jpg
bottom of page