top of page

Classic

"ESTAR NO DAKAR É COMO ESTAR NAS OLIMPÍADAS DO AUTOMOBILISMO"

 

A história de hoje do DAKAR CLASSIC tem como personagem o primeiro piloto moçambicano a entrar no Dakar, Paulo Oliveira e seu carro especial, o UMM, que foi construído em Portugal no final dos anos 70, para policiais e bombeiros e teve seus dias de glória no Dakar nos anos oitenta.
 


Depois de conseguir cruzar à meta do rali com uma moto na 116º lugar geral e festajar com a bandeira no pódio ne chegada em Jeddah, esse piloto de 49 anos regressa um ano depois e também terminou o rali, mas desta vez num T4 Can-Am Maverick. Agora, na sua terceira participação no Dakar, o empresário nascido em Portugal decidiu tentar algo diferente. Como homenagem à história do evento, ele está inscrito no Dakar Classic ao volante de um UMM, e terá ao seu lado o português Arcelio Couto, que conheceu durante um rali em Marrocos, onde ambos prometeram que iriam fazer o Dakar de moto. Desta vez, eles vivem o sonho juntos em um carro clássico. 
 
M.O.: "O Dakar em 2022 foi uma experiência brutal, um verdadeiro teste físico e mental. Foi minha primeira participação! Foi um sonho realizado. Foi também a primeira vez que Moçambique teve um esportista presente com a sua bandeira. Para mim foi uma honra, mas também muita responsabilidade, o país inteiro acompanhou a minha participação. O Dakar é um teste que nos torna mais fortes e define a nossa personalidade. Estar no Dakar é como estar nos Jogos Olímpicos do Automobilismo. Continuo sendo um amador apaixonado. O Dakar Classic traz muitas lembranças. Acho que isso nos leva de volta ao tempo em que não havia tanta tecnologia e a experiência do piloto tinha que ser maior. Nasci em Portugal e vivi em Moçambique, agora sou português e moçambicano. Amo-os, representar Moçambique é como recompensar o que recebi."
 
AC: "Será a minha estreia como navegador e espero estar à altura do meu piloto e amigo. Somos um grupo de amigos, apaixonados por carros clássicos e corridas off-road amadoras. Com essa paixão por veículos antigos incríveis e um amor pela história do automobilismo, estamos prontos para um novo desafio. Pretendemos honrar a tradição do Dakar. Continuar o legado desses carros clássicos é tão forte quanto nosso desejo de vencer."

 



UMM - foi produzido pela empresa metalúrgica e automobilística portuguesa (União Metalo-Mecânica) entre aos anos de 1978 até 2004. O 4X4 é equipado com motor 2.0 e foram produzidos 11 modelos diferentes do Jipe ao longo dos anos.

pt#63 (Copy).jpg

PIT STOP digital 
#63 abril 2024

anuario (Copy).jpg

Anuário 2023

bottom of page