top of page

Classic

QUILÔMETROS PARA A CARIDADE

 


 

ONDREJ KLYMCIW e JOSEF BROZ estão em 2º lugar na classificação geral do DAKAR CLASSIC e tudo que querem é levar o SKODA a maior distância percorrida até o final da competição.


Ondrej completa a décima participação no Dakar como competidor ou chefe de equipe. O piloto da República Tcheca, de 38 anos, é apaixonado por automobilismo desde que seu pai lhe comprou sua primeira moto aos 10 anos. Depois de desfrutar das corridas de dragster e enduro, ele mudou para o rally-raid em 2013 e fez seu primeiro Dakar em 2015, terminando como o segundo estreante mais rápido, atrás de Toby Price, e em 20º lugar geral. Em 2017, ele melhorou para 11º no geral, terminando a apenas 37 segundos do top 10. No entanto, alguns acidentes graves no Dakar 2016 e, especialmente, no Dakar 2018 - onde ele ficou lutando por sua vida - convenceram Ondrej a encerrar prematuramente sua carreira no motociclismo.
O retorno aconteceu no Dakar em 2019 e 2020 à frente de sua própria equipe, a Klymciw Racing.
E desde 2021 faz o Dakar Classic num Skoda LR130, onde decidiu adicionar um auxílio à caridade na arrecadação de fundos para o Centrum Paraple em Praga. Em checo, «paraple» significa «guarda-chuva», mas é também uma abreviatura de «paraplégico». O Centrum Paraple é um centro de recuperação e reabilitação para pessoas que sofreram lesões na medula espinhal, oferecendo apoio físico e psicológico e incentivando-as a continuar vivendo vidas ricas e gratificantes.
Tendo tido que aprender a andar novamente depois de quebrar várias vértebras no Dakar 2018, Ondrej sabe o quão importante é seu trabalho e espera arrecadar uma quantia significativa no Dakar 2024, no leilão beneficente que será realizado em março. Para sua quarta participação no Dakar Classic, Ondrej terá um quarto copiloto diferente. Depois de Petr Angelo Vlcek, Tomas Bohm e Bill Conger, ele corre com Josef Broz, de 19 anos, filho de um de seus amigos, que atualmente estuda nos EUA.
 
Antes da partida falaram aos jornalistas do Dakar.com

 

O.K.: "Entrei em contato com uma das maiores e mais confiáveis instituições de caridade da República Tcheca, a Paraple Centrum. Cada dia e cada quilômetro no Dakar significa dinheiro para a caridade. Tenho buscado patrocinadores para cada etapa. Assim, por exemplo, a Mercedes pode dar cinco euros por quilômetro na corrida. Se terminarmos uma etapa de 300 quilômetros, arrecadamos 1.500 euros. Além disso, eles podem colocar alguns bônus extras; Se terminarmos no top 20, eles podem dar mais algumas centenas. Espero que consigamos angariar cerca de 3.500 euros por dia, ao longo de duas semanas, para no final poder ser um número interessante. Em março também faremos um grande evento beneficente com um leilão. Vamos vender 10 das melhores fotografias do Dakar, assinadas pelas pessoas nas fotografias, por exemplo Sebastien Loeb ou Nasser Al Attiyah. Espero que a gente consiga arrecadar muito dinheiro. Se conseguirmos, e acredito que conseguiremos, vou encará-la como a maior vitória da minha carreira de piloto. Meu novo copiloto Josef é filho de um bom amigo, é um jovem inteligente. Fez alguns trabalhos de imprensa e fotografia no Dakar 2023. Estou vindo com o mesmo carro. O primeiro foi amarelo, depois foi preto, depois azul, e agora são todas as cores dos últimos três anos. Não tenho dinheiro para construir um carro novo. Este é o meu último Dakar com o Skoda, 100%. O carro já está muito danificado!

 

J.B.: "O amor pelo automobilismo corre na minha família. Eu ando com moto desde criança, e a adrenalina envolvida sempre me intrigou. No ano passado, tive a oportunidade de me juntar ao Ondrej no Dakar 2023, onde ajudei na criação de mídia e edição de vídeo para as redes sociais do Skodovkou Na Dakar. Mesmo não tendo participado da corrida, as três semanas que passei acompanhando de tão perto e viajando pelas paisagens deslumbrantes da Arábia Saudita foram uma aventura e uma experiência que nunca esquecerei. Este ano, Ondrej me pediu para ser seu copiloto, e eu aceitei a oferta sem hesitar. Estou animado para assumir esta oportunidade incrível de uma vida. Tenho me preparado para ajudar Ondrej o máximo possível durante a corrida, e mal posso esperar para ver o quão bem podemos fazer este ano. Nossa missão incorpora dois objetivos significativos que estamos tentando alcançar. Primeiramente, estamos fazendo parceria com o Paraple Center, e toda a renda obtida por meio de patrocínios, contribuições, publicidade em nosso carro e apoio geral será dedicada às iniciativas do centro. Embora nosso objetivo ainda seja a vitória - já que um piloto que não tem o objetivo de vencer não é um piloto - vencer não é nosso foco principal. A jornada é sobre concluir com honra e ajudar o máximo de pessoas que pudermos."

 

Carro: SKODA 130LR classe 87-96

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após 6 etapas



 


 

Fonte: DAKAR

pt#63 (Copy).jpg

PIT STOP digital 
#63 abril 2024

anuario (Copy).jpg

Anuário 2023

bottom of page