top of page

Classic

"UMA HISTÓRIA EM RÉPLICAS"

 

MICHEL BLANC e FRÉDÉRIC BENEDETTI forjaram sua cumplicidade no rally, primeiro como rivais na pista, antes de se unirem por cerca de dez anos. A partir de meados dos anos 2000, os dois pilotos vasculharam ralis e incursões fora da FIA na África. Em quadriciclos, SSVs e 4x4, uma experiência do terreno e da mecânica que culminou no Dakar Classic, "no lugar certo e na hora certa", para Michel que havia adquirido um Nissan Patrol Dessoude, um carro que foi de Pescarolo três anos antes. Assim, os dois amigos não resistiram e se comprometeram em guiar na segunda edição em 2022. Na competição, eles percebem rapidamente que a réplica do Porsche Rothmans com o qual compartilham assistência chamou muito mais atenção do que seu autêntico veículo histórico e seu pedigree patenteado. Assim, eles voltam dessa primeira experiência e começam a pensar na terceira edição. ´Não estamos ressentidos ou com pensamento vingativo, e decidimos mudar para o lado das réplicas competindo um Renaul 4L dos irmãos Marreau´, disse Michel Blanc.

 



Em respeito a esses pioneiros, entramos em contato com os Marreau e obtivemos o sinal verde para reproduzir a decoração do Renault 4L amarelo e preto, colando na lataria os nomes de seus parceiros da época Africatour, Facom, Elf e Paris Match. Se os Marreau não são padrinhos da aventura, também não se opuseram e a base da 4L Sinpar, a antiga fabricante nacional francesa, com as cores do número 120 do Dakar de 1980 estava pronto. Na segunda tentativa dos Marreaus, o carro terminou com um lugar no pódio no Dakar, entre o VW Iltis de Zaniroli e o de Ragnotti, nada menos. Assim Michel e Fred levam agora o sonho no 4l, equipado com um motor R5 Alpine frontal que desenvolve 93 cv original. Sem dúvida, um dos queridinhos do Dakar Classic 2024... que abrirá caminho para outras réplicas no Dakar em 2025.



 

Antes de partir, falaram ao site oficial do DAKAR:

 

M.B.: "O nosso primeiro Dakar Classic 2022 foi feito sem problemas, mas também sem qualquer cobertura mediática. Além disso, estávamos procurando um desafio um pouco mais difícil. Para este ano, quis sair com um veículo de tração nas quatro rodas de 30 cv que participou no Dakar três vezes nos anos 80. Pensei que o paralelo entre o Toyota número 1 de Nasser Al Attiyah nas cores do Qatar e o nome deste veículo poderia chamar a atenção. Mas com Frédéric, chegamos ao consenso do 4L. Você provavelmente levará de duas a três horas a mais por dia do que com o Nissan, mas você sabe dirigir em pedras e areia enquanto anda de moto e nós conhecemos perfeitamente aquilo que foi construído. Estou aposentado desde 1º de janeiro de 2023, passei o negócio de serralheria para meus filhos. Pensei que teria tempo para cuidar disso tranquilamente, mas na verdade ainda passo meus dias na estrada fazendo reparos.

 

F.B.: "Nosso primeiro Dakar Classic 2022 foi uma ótima experiência, mas encontramos um pouco menos de desafio do que poderíamos pensar por causa do veículo muito adaptado, mesmo superdimensionado em comparação com os requisitos do Classic em termos de desempenho e confiabilidade. Para nós que estávamos acostumados com rally-raid, foi fácil demais, tenho um pouco de vergonha de dizer isso. Também sofremos com a falta de visibilidade no nosso Nissan Dessoude, que foi um dos poucos veículos verdadeiramente históricos que venceram o Dakar. É por isso que não voltamos ao passado. Este ano, pensamos em fazer diferente: voltamos no tempo com uma réplica, recorremos com o Renault 4L dos irmãos Marreau. É um carro lendário dos primeiros Dakar que ficou na mente das pessoas porque provou que os corsários podiam competir com as fábricas. É um veículo popular que está no coração dos franceses e também é uma ponte entre as gerações. E ainda é um carro que tem a base para isso, com quase 100cv por tonelada, e ele deve ser um pouco mais forte também."


 

Fonte: DAKAR

PT#62 (Copy).jpg

PIT STOP digital 
#62 março 2024

anuario (Copy).jpg

Anuário 2023

bottom of page