top of page

Nomes, Fatos

Enterlaçados 
 
Possivelmente, ninguém até hoje entrou numa loja para comprar um vinil duplo ou um documentário do Pink Floyd: Live at Pompeia 1972 – para descobrir o que é que eles estavam fazendo lá! E muito menos se espera que milhões de fans da F1 estejam agora, aguardando o desfecho da investigação em torno do chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, para ligar a TV no sábado e assistir o início da temporada 2024. 
Isso não interessa ao ouvinte de Rock e nem ao aficionado das corridas – eles querem som na caixa e imagem na TV.
 
Então, por que estamos falando sobre isso?
 
Neste último domingo (25), após rever o documentário e ler uma reportagem na AUTOSPORT da Associated Press sobre as investigações que envolvem Horner, resolvi pesquisar os dois acontecimentos e conhecer melhor os seus protagonistas, tudo a partir de uma pergunta - Quem é Jim Farley? E o que isso tem a ver com a música de Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason, em Pompeia?
 


Jim Farley nasceu em 10 de junho de 1962, em Buenos Aires, na Argentina. É filho de um banqueiro é neto de Henry Ford. A sua formação educacional foi toda realizada em escolas católicas nos Estados Unidos, e tem como primos os artistas Chris Farley, Kevin Farley e John Farley. Também é seu parente o comentarista de TV e ex-jogador da NHL, Emmet ´Tripp´ Tracy.
 
Antes de assumir o cargo de CEO na Ford em 2007, Farley foi vice-presidente do grupo Lexus e gerente geral de todas as atividades de vendas, marketing e satisfação do cliente da marca de automóveis de luxo da Toyota. Hoje, acumula ainda a função de membro do conselho da Harley-Davidson, onde colabora para revitalizar a fábrica de motocicletas e prepará-la para um futuro elétrico.
 
A reportagem da AP, diz que Jim Farley escreveu à Red Bull deixando claro que a marca não está satisfeita com o assunto que envolve Horner, onde o executivo americano escreveu: “estamos frustrados com a falta de transparência total em torno do caso e como seus parceiros corporativos, esperamos receber um relato completo de todas as conclusões. Farley disse que a Ford, como empresa familiar, não estava satisfeita com a forma como as coisas estavam e expressou descontentamento pelo fato dos pedidos anteriores de maior transparência sobre o assunto terem sido ignorados” e concluiu: “Como indicamos anteriormente, sem uma resposta satisfatória, os valores da Ford não são negociáveis. É imperativo que os nossos parceiros de corrida partilhem e demonstrem um compromisso genuíno com esses mesmos valores. Minha equipe e eu estamos disponíveis a qualquer momento para discutir esse assunto. Continuamos insistentes e esperançosos em uma resolução que todos possamos apoiar”, escreveu Farley.
 


Curiosamente, a história do concerto ´sem público ´em Pompeia nunca foi pensada pelos quatro músicos e aconteceu por acaso. A ideia foi do cinegrafista francês Adrian Maben, que passava férias na região de Nápoles, na Itália, onde foi conhecer as ruínas do ano 70 a.C. Enquanto procurava seu passaporte perdido no anfiteatro, analisou o visual e a acústica do local, considerando-o perfeito para um show do Pink Floyd – ele era fã da banda e pensava em combinar o som deles com outras formas de arte.
 
Maben passou todo o ano de 1971 tentando convencer o empresário da banda, Steve O’Rourke, até finalmente obter a permissão para executar a ideia.
 
Christian Horner, é um ex-piloto e dirigente automobilístico do Reino Unido. Correu na Fórmula 3 inglesa e Fórmula 3000, onde criou a própria equipe, a Arden International em 1997. É chefe da equipe Red Bull na Fórmula 1 desde a sua fundação, em 2005, detém sete títulos de pilotos (Sebastian Vettel e Max Verstappen) de 2010, 2011, 2012, 2013, 2021, 2022, 2023 e seis de construtores, 2010, 2011, 2012, 2013, 2022, 2023. Desde 2015 é casado com Geri Halliwell, compositora, atriz, modelo, escritora, empresária e produtora musical britânica, mundialmente conhecida como a Ginger Spice do grupo feminino Spice Girls.
 


Steve O’Rourke, além de empresário da banda desde 1968, também foi um piloto apaixonado por corridas. Participou de três 24 Horas de Le Mans e correu juntamente com Nick Mason e David Gilmour em inúmeras provas do automobilismo clássico, só parando em 2003, no ano que faleceu.
 
Pessoas, nomes e fatos.
 
´Os mídias são o ímã dos equívocos, das ilusões, dos logros, dos embustes e das taras da época, são também dela a impressão digital que identifica e revela, a voz que grita ou cala, o olhar que se abre ou se fecha, a cor que se carrega ou se debate´. (Electra 4: pg. 7 dez 2018)

 

26 fev 2024

Portugal, 15h21 - Paulo Torino


 


pt#63 (Copy).jpg

PIT STOP digital 
#63 abril 2024

anuario (Copy).jpg

Anuário 2023

bottom of page