• corridaonline

Assim tudo começou


por: Paulo Torino


Tudo começou com a publicação do JORNAL PIT STOP, a partir de 1992. No início da década de 90, as corridas no Rio Grande do Sul ganhavam nova projeção e o Racing Show era a grande atração nos autódromos de Tarumã e Guaporé. O festival de corridas, pensado e organizado pela Associação de Pilotos, reunia num mesmo final de semana as categorias: OPALA, COPA FIAT, MARCAS, TURISMO 5000 e a Speed 1600 (FUSCAS), campeonatos que eram recebidos com entusiasmo pelos torcedores, nos dois autódromos gaúchos.


Pois foi na Speed 1600 com o Fusca#17 que estreei no automobilismo em agosto de 1992, juntamente com o amigo José Piccini.


Torino e Peccin (volante), minutos antes da primeira corrida em Tarumã


Se as competições eram ótimas, a divulgação era precária. Nos autódromos não havia nenhuma informação escrita sobre os competidores, número dos carros e horários das provas. A ‘Rádio Pole Position’, do locutor Ademir ‘Perna’ Moreira transmitia da área de box e quem estivesse longe dos auto falantes, entrava e saia dos autódromos sem saber o que realmente aconteceu, para além daquilo que era possível ver na pista.


Jornalista e repórter, com um irmão trabalhando em publicidade, pensamos que seria interessante mudar aquela realidade e para aquele final de semana de estreia, mandamos confeccionar um ‘folder’ com a relação de todos os inscritos da etapa em Tarumã. Nascia ali o INFORMATIVO PIT STOP, uma realização do Roberto Muccillo, que na etapa seguinte já se transformaria no Jornal Informativo PIT STOP.


Os jornais eram distribuídos gratuitamente na porta dos autódromos, cerca de 1000 exemplares por etapa, em Tarumã e Guaporé. No segundo ano, o Jornal PIT STOP já contava com inúmeros patrocinadores, e a quantidade de impressões aumentavam a cada nova edição.



No final das corrias, as folhas de papel jornal nunca ficavam no chão e isso garantia credibilidade e qualidade ao trabalho que estava sendo realizado. Em 1998, o Jornal já acumulava 50 edições, mais de 500 páginas impressas e mais de 1000 fotos publicadas.


(De pé) Ademir 'Perna' Moreira, Patricia Muccillo, Gilnei Souza,

(Sentados) Roberto Muccillo e Paulo Torino (Foto: Patricia Weber) a equipe do Jornal Pit Stop


No ano 2000, nasce o site CORRIDAONLINE, pioneiro na cobertura ao vivo de corridas de automóvel no Brasil, com imagens, textos e fotos e arquivos de entrevistas.

Paulo Torino e Patricia Weber nas primeiras transmissões do corridaonline

Primeiro site a transmitir ao vivo as12 Horas de Tarumã 2000


Em 2017, com a crescente dificuldade de manter os custos da edição impressa, o Jornal PIT STOP deixa de circular, depois de 25 anos cobrindo todas as etapas dos campeonato gaúcho de automobilismo, ininterruptamente.





Capa última edição - abril 2017

 


Foto: Arquivo Veículos&Velocidade BandTV/ Foto enviada por Geferson Kern: (Paulo Torino e Patricia Weber nas primeiras transmissões do corridaonline.

 

CAPAS DAS PRINCIPAIS EDIÇÕES

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo Corrida_anunario.png

Histórias de corrida