top of page
  • corridaonline

Transmissões AO VIVO


 

Olá Wagner, quanto tempo!

 

Depois de um aperto de mão, caminhamos lentamente entre os carros no estacionamento interno dos boxes de Tarumã. O ano era 2008 e ao meu lado estava Wagner Gonzalez, que trabalhou na F1 e na época fazia assessoria para uma grande equipe da Stock Car. Eu queria apresentar ao jornalista o projeto das transmissões ao vivo, falar de uma rádio online para a Stock, novidades para naquela época. O assunto era de difícil compreensão, ainda mais naquele ambiente em Viamão, sem rede de internet e energia elétrica.

 

Há oito anos já estávamos trabalhando neste projeto. A primeira transmissão ao vivo que fizemos foi realizada nas 12 Horas de Tarumã de 1999, ainda com linha discada, mas o som do narrador do autódromo e as imagens da reta foram possíveis de assistir. Pelo que sabemos, foi a primeira transmissão ao vivo de uma corrida no Rio Grande do Sul, através da internet. Na página do corridaonline estavam os textos, as fotos, o áudio e as imagens da pista. Um sucesso, logo compreendido pelo Marcos Mosquetta, que durante anos, foi nosso parceiro com a produtora In Line. Fizemos centenas de corridas juntos e o Velopark era o nosso laboratório principal. Transmitíamos tudo, corrida de arrancada, kart e depois, as provas no autódromo.


Paulo Torino e Jhonny Bonilla - Velopark


Milhares de espectadores em cada transmissão, mais de 25 mil, só num final de semana do Pan-Americano de Kart. Era tanta audiência, que o site do Velopark teve no primeiro ano da inauguração mais de 1 milhão de páginas visitadas!

 

Quando abri a traseira da Fiorino, o carro que havia transformado em estúdio móvel, disse ao Wagner - Daqui fazemos as transmissões. Daquele computador (apontando para a máquina sobre uma mesa) sai as imagens e o áudio. Ali ao lado, a editora utiliza outro computador e nequele produzimos os textos sobre a corrida, editamos as fotos e disponibilizamos tudo ao vivo, direto, sem necessidade de cadastro, senha ou pagamento. Temos até a participação de um repórter e muitas entrevistas. Aqui, do lado de fora, colocamos um tapete, um fundo que serve como cenário do estúdio e os pilotos sentam para conversar conosco. E isso funciona simultaneamente, como uma rádio, um jornal, uma TV. Sempre falei para meus alunos, desde 1994, -" a Internet é a vingança do rádio, tudo vai se tornar uma coisa só, teremos aqui a fusão das mídias", repetia aula a aula...

 

Ontem, em Portugal, assistindo a competente transmissão realizada para a primeira etapa da Stock Car de 2024 lembrei daquele encontro e pensei: - quanto tudo isso poderia ter sido antecipado. A rádio até foi feita algum tempo depois pela Stock, mas todo o resto que imaginava ainda não aconteceu plenamente.

 

De qualquer forma, fico feliz por compartilhar com o Wagner aquele sonho — que não era uma utopia, e quem sabe, um dia poderemos ver acontecer. Patrocinadores nunca faltaram para essas transmissões!


 

De Portugal: Paulo Torino

04 março 2024


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo Corrida_anunario.png

Histórias de corrida

bottom of page